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A flexibilização do isolamento e a perspectiva de reabertura dos salões em São Paulo


A prefeitura anunciou hoje a data de 6 de julho para a possível reabertura dos salões na cidade. No nosso ponto de vista, a flexibilização do isolamento neste momento de contaminação ainda em alta é precipitada e perigosa. Sabemos da necessidade de retomar a renda que se apresenta na sociedade, mas é obrigação do governo garantir renda mínima, linhas de crédito ou qualquer outro mecanismo de proteção à economia para que possamos garantir a saúde e a vida de nosso povo. Como não é o que está acontecendo, o que vemos é a pressão econômica tomando decisões no mínimo controversas e perigosas.


Nosso compromisso sempre foi com a saúde


Aqui nA Naturalista, sempre tivemos como proposta a preocupação com a saúde de nossos clientes, nossos profissionais e também com o meio ambiente. Para nós não é novidade a postura de tomar decisões pensando na saúde de todos os envolvidos em nossos processos - faz parte do nosso DNA. Deste modo, acreditamos que quando a reabertura for possível o nosso salão será a melhor opção, pois:

  • já estamos acostumados a manter um ambiente de atendimento individualizado;

  • ao contrário dos salões convencionais (notadamente os de shoppings) os nossos salões foram pensados para ser arejados, evitando na maior parte do tempo a utilização de ar condicionado pela nossa proposta de sustentabilidade;

  • o padrão é ter apenas um profissional para atender os clientes;

  • nossos profissionais são pessoas capacitadas e esclarecidas, e nunca questionaram a gravidade da situação e a importância do isolamento.


Enquanto os outros salões vão aprender a atender de maneira individual, inclusive do ponto de vista administrativo e comercial, toda a nossa estrutura já foi concebida para atender desta maneira. Nos concentraremos em manter protocolos ainda mais rígidos de limpeza e desinfecção, conforme o manual do sebrae para os salões (aguardamos a ratificação destes protocolos pelos órgãos públicos).


A pergunta que paira no ar: é prudente reabrir os salões neste momento?


Neste momento, acredito firmemente que o mais prudente é esperar a curva começar a cair. Como se fez na Europa, e em outros países onde a ciência ainda tem alguma voz e o governo se comprometeu em minimizar os riscos econômicos para a população.


O momento é de incertezas, mas precisamos nos comprometer com a ciência e as evidências

Acredito que como nós, toda a sociedade tem muitas dúvidas e poucas respostas. O momento é de extrema delicadeza por ser inédito, e continuaremos a manter uma postura transparente, criativa e responsável - e iremos nos adaptando ao que o momento exige.


Não desafiaremos o poder público, e acreditamos que junto com a nossa comunidade de clientes, já formada por pessoas com consciência social e ambiental, poderemos pensar em alternativas criativas para garantir maior segurança nos atendimentos. Seguindo a autorização dada pelo poder público retomaremos os atendimentos no salão com segurança. Com responsabilidade. Nos assusta matérias como este excelente depoimento publicado no portal Universa, do Uol, no qual a repórter Camila Brandalise mostra o grau de desinformação, falta de compromisso e pressão econômica que atinge muitos profissionais de salões de beleza. Aqui nA Naturalista, sentimos muito forte a queda no faturamento, que só não foi maior pois várias clientes nos apoiaram comprando vauchers para uso depois da quarentena, recebendo nossas colorações por delivery e algumas até mesmo mantendo depósitos mensais no valor que costumavam gastar no salão! Não temos como expressar nossa gratidão, e estejam certas que a sobrevivência do salão e da nossa proposta se deve ao carinho de vocês.

Estamos sobrevivendo mas precisamos retomar o faturamento. Qual seria a alternativa possível na atual situação?


Neste momento o atendimento em domicílio parece ser uma alternativa que oferece menores riscos


Atendimento em domicílio como alternativa consciente


Este tipo de atendimento tem algumas vantagens sobre o atendimento no salão neste momento de incertezas:

  1. O cliente não precisa se deslocar e tem controle sobre o ambiente e sua desinfecção;

  2. A presença do profissional é restrita apenas à área de atendimento;

  3. O cliente utiliza sua própria toalha, cadeira etc;

  4. O profissional não utiliza transporte coletivo para chegar até você;

  5. Nossos profissionais atendem apenas uma pessoa por período (manhã, tarde, noite)

  6. O profissional já entra em sua casa de máscara, com as mãos devidamente higienizadas, e coloca também face shield e luvas;

  7. Pedimos que os clientes também recebam os profissionais usando máscara e tenham um pano com água sanitária ou álcool 70 para que o profissional limpe as solas dos sapatos;

  8. Pedimos também que os clientes não mantenham outras pessoas no mesmo recinto do atendimento;

  9. Os equipamentos utilizados são desinfetados antes e após o uso, na frente do cliente;

  10. Ao término do atendimento, para maior segurança basta limpar o local e a cadeira (de preferência um banco), tomar um banho e trocar as roupas, o que seria impossível no salão.

Iremos nos posicionando conforme novas perspectivas se apresentarem. De todo modo, assim que se confirmar a data correta de reabertura avisaremos por e-mail e pelas mídias sociais. Estamos torcendo para que tudo se resolva o mais rápido e da melhor forma possível. Que saiamos desta situação melhores e mais conscientes.


O que você acha da reabertura dos salões? É seguro neste momento? Você pretende ir ao salão quando reabrirmos?



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