Buscar
  • Simone Pires

10 passos para lavar o cabelo corretamente

Atualizado: Jun 22

Você sabe lavar os seus cabelos? Tem certeza? Todos nós aprendemos que lavar os cabelos envolvia colocar bastante shampoo no cocoruto, juntar o cabelo pra cima, esfregar tudo como se estivesse lavando roupa e observar satisfeito a incrível montanha de espuma se formando que era a prova irrefutável de que, sim, estou fazendo tudo certo e está ficando tudo perfeitamente limpo.

Mas não.

Então, nem tudo que a gente aprendeu estava errado, não. Mas algumas coisas estavam, e lavar o cabelo deste jeito é uma delas.

Shampoos naturais não contém lauryl sulfato, e limpam delicadamente seu cabelo (vou falar mais sobre as propriedades dos shampoos naturais em outro post). Isso tudo pra te contar porque você não deve esperar muita espuma dos shampoos saudáveis.



Dito isto, lavar é basicamente um processo mecânico que tem seus truques:

  1. penteie os cabelos antes de entrar no banho: assim vc já se livra de muitos (muitos mesmo) fios que já caíram e estão presos no seu cabelo;

  2. molhe bem o cabelo; e sinta: onde seu cabelo está realmente sujo? na raiz, certo? é aí que vc deve se concentrar em lavar. Você vai lavar o couro cabeludo, lembre-se disto;

  3. coloque pouco (o equivalente a uma moeda de 1 real, um pouquinho mais, na palma da mão e distribua pela raiz do cabelo: passe na volta do cabelo toda, um pouco no alto da cabeça, e faça 3 ou 4 divisões no cabelo para conseguir colocar o restante do shampoo no couro cabeludo, não nos fios;

  4. massageie suavemente toda a cabeça. Não use as unhas! Deixe os fios para baixo, não precisa esfregar o comprimento. Lembre-se: não vai fazer muita espuma, e está tudo bem. Os shampoos sem sulfato não fazem muita espuma enquanto estão limpando. A espuma aparece em maior quantidade quando os fios não estão sujos.

  5. enxágue os cabelos com bastante água. O produto vai escorrer pelos fios, e isso será suficiente para limpar o comprimento. Não precisa aplicar shampoo no comprimento dos fios. Isso só servirá para conduzir o ressecamento das pontas que normalmente, já tem menos oleosidade e nutrientes;

  6. Se achar que ainda não está limpo o suficiente, tire a prova com uma segunda lavagem. Repita todo o processo e verifique: fez mais espuma? Bem mais? Então seu cabelo já estava limpo, e esta segunda lavagem não era necessária.

  7. Use um condicionador natural e se as suas raízes são oleosas, aplique do meio para as pontas. Se os seus fios são bem secos na raiz também, pode aplicar em tudo. Aproveite para desembaraçar DELICADAMENTE com os dedos. Enxágue bem.

  8. Seque com uma toalha mas nunca esfregue os fios molhados. Fios molhados são muito mais delicados do que secos, e esfregando uns nos outros com a toalha você só consegue desalinhar as escamas dos fios, induzir ao frizz, aumentar o potencial de embaraçamento... Seque apertando os fios delicadamente com a toalha. Vale fazer uma Carmen Miranda enquanto se troca.

  9. Penteie com os dedos ou com um pente de dentes largos, sempre das pontas em direção à raiz. Lembre-se de nunca forçar uma mecha embaraçada, pois você irá quebrar os fios. Desembarace com delicadeza e paciência.

  10. Não penteie tudo para trás a não ser que você queira que ele seque assim. Se você usa algum finalizador, aplique o produto e deixe o cabelo na posição que você gostaria que ele secasse. Aos poucos você vai indicando e ele vai entendendo o que você espera dele.

Trate seu cabelo com carinho, ele é seu amigo e não seu inimigo. Esse passo a passo vai mostrar rapidamente benefícios para o seu cabelo!



153 visualizações

A NATURALISTA
 

ESPAÇO VILA MADALENA

Rua Dr. Alberto Seabra, 844

ESTÚDIO PERDIZES

Rua Dr. Franco da Rocha, 545

ATENDIMENTOS SOMENTE COM HORA MARCADA

 

AGENDAMENTOS (conheça nossa política de reserva de horários):

 

Tel.: (11) 2857-5650 WhatsApp (11) 98919-4259

LOJA DE COSMÉTICOS NATURAIS E VEGANOS

Rua Dr. Franco da Rocha, 545 - Perdizes 

Tel. (11) 2857-5650

São Paulo - SP  

 

 

HORÁRIO SALÃO

Todos os dias, atendimento somente
com hora marcada

HORÁRIO LOJA (durante a pandemia)

Terça a sábado das 13h30 às 18h

 

  • Instagram Limpa
  • Facebook - Círculo Branco
  • Pinterest limpo
  • Twitter - Círculo Branco

© 2014 by FITZ! studio+design